O recinto de exposições Alberto Bertelli Lucatto em Rio Preto recebeu nesta manhã, dia 28 de fevereiro, o maior carnaval inclusivo do Estado de São Paulo promovido pelo Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Cerca de 300 foliões entre pacientes, acompanhantes e profissionais do Lucy de diversas instituições farão a festa no camarote do OBA Festival.
Dentre as instituições convidadas estão Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Renascer, Secretaria da Pessoa com Deficiência, além de clínicas de fisioterapia que trabalham com pacientes com deficiência. Os pacientes com diferentes deficiências físicas como amputados, cadeirantes, além de deficientes visuais e intelectuais vão cair na folia num espaço reservado com presença da DJ Jubalbi e da Banda Nação Valquírias, do Instituto Nação Valquírias.
A diretora do Instituto Lucy Montoro de Rio Preto, Dra. Regina Chueire, falou da alegria dos trabalhos do Lucy voltados ao carnaval. "Neste mês de fevereiro todos os pacientes confeccionaram fantasias, trabalharam aquecimento vocal com a fonoaudiologia, na musicoterapia trabalharam marchinhas com temáticas do carnaval, além dos trabalhos com a terapia ocupacional voltado para o tema. Aqui, na vida real, eles podem fazer o que são treinados e capacitados no Lucy. E o Bloco do Nada Igual vem para celebrar tudo isso, mostrando que as pessoas reabilitadas podem e devem ocupar a cidade de forma plena”, ressalta.
“Essa ação acaba sendo um presente para a gente também. Ficamos muito felizes em poder proporcionar isso para eles. Quando conhecemos o projeto vimos a grandiosidade e nos empolgamos em poder participar dessa alegria de todos com o carnaval. O OBA é um evento consolidado, um dos maiores do Brasil, é uma responsabilidade em preparar esse espaço para os pacientes no mesmo local em que o público vai curtir os quatro dias de festa”, afirma um dos organizadores do OBA Festival, Alessandro Possoni.
ESQUENTA DO CARNAVAL
Antes de participarem da folia, os pacientes passaram por tratamento capilar, maquiagem e estilizaram peças de carnaval na carreta da Beleza LA'BRIZZA estacionada em frente ao Hemocentro.
Após o esquenta, a folia continuou no Hemocentro Rio Preto, com a Carreta da Beleza, até às 13h. O bloco “Unidos pela vida”, tem por objetivo incentivar a doação de sangue durante esta época do ano, em que há uma baixa nos estoques e um aumento da demanda nas urgências e emergências dos hospitais.
Sobre o Lucy Montoro
O instituto de reabilitação Lucy Montoro conta com 65 profissionais em equipe multidisciplinar com: médico fisiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, além de técnicos ortésicos que fazem ou adaptam os equipamentos utilizados pelos pacientes.
Nesses 15 anos de atuação, o Lucy realizou 450 mil atendimentos nos mais de 13 mil pacientes que foram triados pela instituição. Além de dispensar mais de 19 mil equipamentos entre órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, etc. E somente durante a pandemia da Covid-19, o centro de reabilitação realizou 12.189 teleatendimentos.